Home » Páginas Internas »

SERVIÇOS

Licenciamento Ambiental

Outorga de Recursos hídricos

PRECEND

PSCIP

Gestão Ambiental

Certificação Ambiental

PGRS

Projetos ETEs

Laudo Técnico Ruido Ambiental

Consultoria
Empresarial

OUTROS
Serviços


DEPOIMENTOS

Agradecemos a Foco Meioambiente pelo excelente trabalho realizado, onde o empenho, a técnica, a paciência e uma parceria com o cliente, foi predominante para que conseguíssemos chegar ao resultado Final.

Tales Guimarães
Conada Engenharia

Mostrando sempre pontualidade, domínio no assunto, e uma boa equipe, a Foco Meio Ambiente, elaborou nosso projeto PRECEND , agilizando assim nosso Licenciamento Ambiental. Acreditamos nesta parceria e recomendamos.

Silviane Peixoto de Oliveira
Plakas

Indicamos a Foco Meio Ambiente por ser uma Empresa séria, que cumpre com os prazos e apresenta serviços de qualidade necessários para desenvolvimento de nossa Empresa e para controle Ambiental.

Jorge
Centro Automotivo Amigo do Carro
 
 

Home » Páginas Internas » Notícias

Previna-se de multas ambientais com gestão de resíduos eficiente

A preocupação com as questões ambientais e a necessidade de ter uma produção mais sustentável, fez com que as leis e a fiscalização dos órgãos responsáveis ficassem mais rígidas, causando um aumento nas penalidades. Mas, existem formas de evitar multas ambientais, especialmente através de uma gestão de resíduos automatizada e eficiente. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através da Lei 12.305/10, determina as orientações e os instrumentos necessários para a empresa evitar penalidades pela gestão de resíduos. Dessa forma, fica estabelecido que a instituição que não cumprir o acordado na lei fica sujeita a sofrer penalidades fixadas na Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. 

As penalidades previstas pela má gestão e descarte incorreto de resíduos são aplicadas de acordo com a gravidade da infração. Ou seja, quanto mais grave a conduta mais severa será a punição. 

5 dicas para evitar multas ambientais pela gestão de resíduos

1- Faça a gestão dos fornecedores e mantenha os contratos em dia

Para evitar multas ambientais geradas por uma má gestão de resíduos do fornecedor, é importante certificar se ele tem o cadastro junto aos órgãos competentes, além do credenciamento em dia e contratos apropriados às suas atividades. 

2 – Certificado de Destinação Final (CDF)

A destinação final correta é uma das etapas necessárias para evitar impactos ambientais e pode ser comprovada através do certificado de destinação final (CDF). Por isso, sempre exija o CDF e confirme a autenticidade do documento. 

3 – Certifique o transporte adequado dos resíduos

Emita o documento que assegure o transporte adequado dos resíduos da empresa até o local de destinação final. O MTR é um certificado obrigatório, usado para controlar a movimentação dos resíduos de forma legal e adequada, além de descrever detalhadamente o tipo de rejeito.

4 – Esteja em dia com o prazo dos certificados de licenciamento ambiental

Muitas empresas recebem multas ambientais por negligenciar a validade dos licenciamentos. Por isso, é extremamente importante estar atento ao prazo de vencimento dos documentos.  

5 – Tenha um sistema automatizado para a gestão de resíduos

Sistemas automatizados de gestão de resíduos podem ajudar no envio de documentações ambientais, dificultar multas ambientais, simplificar o trabalho da equipe, diminuir gastos e economizar tempo. Além disso, é possível manter todos os documentos exigidos pela lei atualizados e sincronizados com os órgãos responsáveis.


Fonte: Resiclean