Home » Páginas Internas »

SERVIÇOS

Licenciamento Ambiental

Outorga de Recursos hídricos

PRECEND

PSCIP

Gestão Ambiental

Certificação Ambiental

PGRS

Projetos ETEs

Laudo Técnico Ruido Ambiental

Consultoria
Empresarial

OUTROS
Serviços


DEPOIMENTOS

Agradecemos a Foco Meioambiente pelo excelente trabalho realizado, onde o empenho, a técnica, a paciência e uma parceria com o cliente, foi predominante para que conseguíssemos chegar ao resultado Final.

Tales Guimarães
Conada Engenharia

Mostrando sempre pontualidade, domínio no assunto, e uma boa equipe, a Foco Meio Ambiente, elaborou nosso projeto PRECEND , agilizando assim nosso Licenciamento Ambiental. Acreditamos nesta parceria e recomendamos.

Silviane Peixoto de Oliveira
Plakas

Indicamos a Foco Meio Ambiente por ser uma Empresa séria, que cumpre com os prazos e apresenta serviços de qualidade necessários para desenvolvimento de nossa Empresa e para controle Ambiental.

Jorge
Centro Automotivo Amigo do Carro
 
 

Home » Páginas Internas » Notícias

Governador anunciou que em breve será cobrada sobretaxa de quem gastar acima da média de consumo do ano passado


Foto ProjetoManancial Rio Manso é castigado pela seca / Crédito: Fabrício Araújo/ Amda

Minas Gerais pode enfrentar um racionamento severo de água daqui a três meses se não houver redução no consumo ou aumento do índice de chuvas. A afirmação é do governador Fernando Pimentel. Em breve, uma sobretaxa no consumo de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte será cobrada de quem gastar acima da média de 2014.

Segundo Pimentel, a sobretaxa já está sendo preparada e será adotada com a campanha de conscientização da população para diminuir o consumo de água em 30%. Entretanto, a medida depende que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Agência Reguladora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae/MG) decretem situação crítica dos recursos hídricos. "É uma medida absolutamente necessária. Se essa campanha não for suficiente, vamos para o rodízio. Se não for suficiente, vamos para o racionamento", afirmou o governador.

A presidente Dilma Rousseff prometeu apoio às obras emergenciais que o estado está preparando para ampliar a captação do Sistema Paraopeba, formado pelos reservatórios Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul. O objetivo é conseguir mais cinco metros cúbicos por segundo para poder levar a água até o Rio Manso e, consequentemente, aumentar a quantidade do recurso hídrico no reservatório do segundo manancial. A expectativa do poder público é terminar as intervenções em novembro.

Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, informou que o governo federal estuda a melhor forma de apoiar o projeto. Há duas alternativas: inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como ocorreu em São Paulo com o rio Paraíba do Sul, ou por parceria público-privada.

Força-tarefa

Nesta quarta-feira (28), o Diário Oficial de Minas Gerais publicou decreto que cria uma força-tarefa formada por 12 órgãos e entidades, entre eles a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Copasa e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a fim de gerir o abastecimento de água no estado e encontrar soluções para os problemas ocasionados pela escassez de recursos hídricos devido à seca prolongada.

A publicação aponta como crítica a situação do abastecimento de água potável, especialmente na região metropolitana. Sociedade civil, instituições privadas, órgãos federais e outros parceiros podem ser acionados pela Seplag, coordenadora da comissão, que atuará de forma articulada com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Em 180 dias, a força-tarefa deverá encaminhar ao governador relatório final com descrição das atividades realizadas e conclusões obtidas e recomendações.


Fonte: AMDA