Home » Páginas Internas »

SERVIÇOS

Licenciamento Ambiental

Outorga de Recursos hídricos

PRECEND

PSCIP

Gestão Ambiental

Certificação Ambiental

PGRS

Projetos ETEs

Laudo Técnico Ruido Ambiental

Consultoria
Empresarial

OUTROS
Serviços


DEPOIMENTOS

Agradecemos a Foco Meioambiente pelo excelente trabalho realizado, onde o empenho, a técnica, a paciência e uma parceria com o cliente, foi predominante para que conseguíssemos chegar ao resultado Final.

Tales Guimarães
Conada Engenharia

Mostrando sempre pontualidade, domínio no assunto, e uma boa equipe, a Foco Meio Ambiente, elaborou nosso projeto PRECEND , agilizando assim nosso Licenciamento Ambiental. Acreditamos nesta parceria e recomendamos.

Silviane Peixoto de Oliveira
Plakas

Indicamos a Foco Meio Ambiente por ser uma Empresa séria, que cumpre com os prazos e apresenta serviços de qualidade necessários para desenvolvimento de nossa Empresa e para controle Ambiental.

Jorge
Centro Automotivo Amigo do Carro
 
 

Home » Páginas Internas » Notícias

Gestão de Resíduos Sólidos: cores da coleta seletiva

Para que haja uma reciclagem eficiente é necessário que a separação do lixo seja feita de forma eficaz. Porém, no Brasil os dados assustam, são produzidas 11,3 toneladas de plástico por ano e apenas 1,28% deste valor é reciclado, segundo um estudo da World Wildlife Fund (WWF). Por isso, saber identificar as cores da coleta seletiva é uma forma prática de auxiliar na separação dos lixos recicláveis.

Todo mundo já deve ter visto as lixeiras da coleta seletiva. Seja em metrôs, parques ou praças essas latas coloridas estão inseridas no cotidiano das pessoas. Isto porque, a ideia de posicioná-las em pontos estratégicos das grandes cidades e metrópoles, é um modo de inserir o pensamento ecológico e sustentável na vida dos cidadãos. Contudo, é muito comum que todos ainda não conheçam para que serve cada cor das lixeiras.

O que é a Coleta Seletiva?

Em alguns locais a coleta seletiva é feita separando lixos úmidos de secos, ou entre recicláveis e orgânicos. Desta forma, a coleta seletiva é um modo de organizar o lixo cotidiano para facilitar na hora da reciclagem destes materiais. Vale ressaltar que a palavra “lixo” é usada para designar as palavras “resíduo” ou “rejeito”.

Resíduo: aquilo que pode ser reaproveitado, como itens recicláveis e alguns materiais orgânicos, já que estes podem ser compostados.

Rejeito: materiais que não tem condições de serem reaproveitados e são destinados a aterros sanitários.

Por isso, a coleta seletiva contribui para a separação adequada dos resíduos recicláveis. Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam às cooperativas de reciclagem, são separados minuciosamente para serem reaproveitados. O que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários. Essa separação é de grande importância pois, quando há o descarte incorreto desses materiais, desastres ambientais graves podem ocorrer, como deslizamentos e enchentes.

Cores das Latas de lixo recicláveis

São 10 tipos diferentes de latas de recicláveis, e consequentemente, 10 cores diferentes. Porém, as mais comuns de estarem em espaços públicos são apenas quatro: azul, vermelha, verde e amarela. Essas lixeiras são separadas por cores com objetivo de facilitar a memorização destas pela população.

Por isso, as latas da coleta seletiva dependem integralmente da conscientização da população. Quando não é feito um uso correto destas, todo o processo de reciclagem é comprometido. Assim, é essencial colaborar para a separação do lixo, sobretudo em locais públicos.

Isto porque, o trabalho dos catadores será facilitado e os resíduos chegarão ao destino apropriado mais rápido. Com isso, conheça as cores dessas lixeiras para que haja um descarte correto do seu lixo, facilitando a coleta seletiva e a reciclagem da sua cidade. 

Lixeira Azul – papel e papelão

Uma das quatro mais vistas espalhadas pela cidade, isto porque o papel e o papelão são alguns dos resíduos mais descartados no meio urbano, como folhas de papel, jornal, caixas de entregas, panfletos, guardanapos, etc.

Lixeira Vermelha – plástico

O plástico também é um dos desgastes mais comuns nas grandes cidades. Além disso, o Brasil é o maior produtor de plástico do mundo e recicla menos de 2% de tudo isso.

Lixeira Verde – vidro

Além da questão da reciclagem, o descarte correto do vidro é essencial para não colocar a vida dos catadores de lixo em risco. Além disso, o vidro, uma vez destinado aos aterros ou abandonados junto ao meio ambiente, não se decompõe.

Lixeira Amarela – Metal

Pode não parecer tão comum quanto as outras latas de lixo apresentadas, porém, a lata amarela representa o descarte de todo tipo de metal, como: latinha de refrigerante e cerveja, além dos objetos feitos de ferro, alumínio e aço.

Confira as 6 lixeiras da coleta seletiva:

Preta: Madeira;

Laranja: Resíduos perigosos (pilhas e baterias, pneus, produtos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes);

Branca: Resíduos hospitalares;

Roxa: Resíduos radioativos (materiais radioativos, ou contaminados, seringas, frascos, papéis absorventes);

Marrom: Resíduos orgânicos (cascas e restos de frutas, legumes e verduras, saquinhos de chá, restos de pães);

Cinza: Não recicláveis (papéis higiênicos, guardanapos sujos, adesivos, fraldas, absorventes, fotografias, espelhos, esponjas de aço).


Fonte: Agrha